Categoria : Windows XP

Média: 553.190.0 / 5 ( 3882 votos )
15628 Visualizações.

O que é e para que serve o registro do Windows.

No registro estão gravadas informações muito importantes para o funcionamento do Windows. Ex.: você acaba de instalar um programa; através do registro você acha as informações gravadas sobre ele como localização da pasta, nome e etc...

Utilitário de edição do registro
O Windows possui um utilitário para edição do registro chamado regedit.exe - você pode acessá-lo clicando no menu "Iniciar > Executar" e digitar "regedit" (sem aspas). Este utilitário está dividido em duas partes: à esquerda estão as ramificações (chaves) e à direita as sub-chaves.
Backup do registro.
Problemas no registro podem resultar em problemas sérios, dependendo da modificação feita no mesmo, e você corre o risco de não poder mais iniciar o sistema operacional. Para isso, antes de fazer qualquer alteração no registro, é altamente recomendável que você realize um backup:
a. Para realizar um backup no registro, primeiramente você deve clicar com o botão direito do mouse na chave que deseja efetuar o backup e selecionar Exportar. Você também pode selecionar a árvore "meu computador", efetuando desta maneira um backup completo do registro.
b. Agora verifique se no campo Intervalo de exportação esteja escrita a chave correta, após verificar, clique em Salvar.
c. Para restaurá-lo, é só abrir o arquivo, selecionar Sim e depois Ok.
As chaves do registro
HKEY_CLASSES_ROOT
É um atalho para a chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE \SOFTWARE \Classes
Essa chave já era para ter se acabado, mas ela existe para manter a compatibilidade com programas de 16 bits, que são da época do Windows 3.x.
HKEY_CURRENT_USER
É um atalho para a chave:
HKEY_USERS\X
Onde "X" é o usuário que efetuou logon no sistema.
HKEY_LOCAL_MACHINE
Essa chave, sem dúvida, é a mais importante: nela estão armazenadas informações de programas, informações do sistema operacional e componentes do computador. Esta chave é na verdade é o arquivo system.dat.
HKEY_USERS
Essa chave armazena as configurações dos usuários que fazem logon no Windows: wallpaper, proteção de tela, e etc... Essa chave é o arquivo user.dat.
HKEY_CURRENT_CONFIG
É um atalho para a chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE \CONFIG \XYZ
Onde "XYZ" é igual ao seu perfil de hardware atualmente configurado. Como a maioria dos usuários só possui um perfil, XYZ normalmente é 000.
Lixo no registro
Após você ter instalado programas, jogos, etc..., e você não precisa mais deles e resolve desinstalá-los, você acha que está tudo certo e não sobrou vestígio algum destes programas. Além de algumas "DLLs" espalhadas pelo computador, sobram chaves inúteis no registro que não servirão para mais nada além de deixarem o Windows lento pois a informação que elas contém é inútil. Para limpar o registro existem diversos programas úteis, sendo que um deles é o "Regcleaner" - ele elimina as informações inúteis do registro, tornando o Windows mais rápido.
O que que você pode fazer no registro.
São inúmeras as possibilidades de coisas que se pode alterar. Só para ter uma noção básica de coisas que se pode fazer, segue abaixo duas pequenas dicas para você.
Modificando o nome na barra do Internet Explorer.
Para fazer isso, vá até a chave:
HKEY_USERS \DEFAULT \Software \Microsoft \Internet Explorer \Main
Do lado direito, crie um novo valor de sequência com o nome de "Window Title" (sem aspas), dê dois cliques nela e digite um texto, ou mesmo seu nome. (Essa dica vale para IE 4.0 em diante).
Alterando os nomes registrados como usuário e empresa.
Vamos supor que você comprou o seu computador em uma loja e não o montou, ele veio com o nome registrado como consumidor, e empresa xyz informática, para mudar isso vá até a chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE \Software \Microsoft \Windows \CurrentVersion
E abra as subchaves "RegisteredOwner" e "RegisteredOrganization" - para abri-las, dê um duplo clique e altere os nomes que estão escritos.

IMPORTANTE: Caso você esteja em uma rede local, consulte seu Administrador de Redes antes de aplicar a dica acima e principalmente efetuar alterações no registro.

Outras dicas : Windows XP

Título Views Rate
Ver todas
Desativando o "triplo Shift" no WinXP. 2804
Obtendo controle total do computador. 6614
Muito Boa
Para quem utiliza drivers Nvidia. 3060
Muito Boa
Adicionando novas fontes ao computador. 2437
Muito Boa
Instalando o teclado ABNT2 no WinXP. 4901
Muito Boa
Instale localmente uma impressora remota. 5501
Muito Boa
Mude as cores do prompt de comando. 3435
Muito Boa
Desabilite a "Notificação de Erros à Microsoft". 4100
Muito Boa
Limpando o cache do sistema de proteção de arquivos. 7664
Muito Boa
Problemas com desligamento lento - Parte 2. 3870
Muito Boa
Capturando telas (ScreenShots). 3124
Muito Boa
Carregar a última e boa configuração do registro. 3368
Muito Boa