Categoria : Windows XP
Média: 504.815.1 / 5 ( 4254 votos )
16245 Visualizações.
O que é e para que serve o registro do Windows.
No registro estão gravadas informações muito importantes para o funcionamento do Windows. Ex.: você acaba de instalar um programa; através do registro você acha as informações gravadas sobre ele como localização da pasta, nome e etc...
- Utilitário de edição do registro
- O Windows possui um utilitário para edição do registro chamado regedit.exe - você pode acessá-lo clicando no menu "Iniciar > Executar" e digitar "regedit" (sem aspas). Este utilitário está dividido em duas partes: à esquerda estão as ramificações (chaves) e à direita as sub-chaves.
- Backup do registro.
- Problemas no registro podem resultar em problemas sérios, dependendo da modificação feita no mesmo, e você corre o risco de não poder mais iniciar o sistema operacional. Para isso, antes de fazer qualquer alteração no registro, é altamente recomendável que você realize um backup:
- a. Para realizar um backup no registro, primeiramente você deve clicar com o botão direito do mouse na chave que deseja efetuar o backup e selecionar Exportar. Você também pode selecionar a árvore "meu computador", efetuando desta maneira um backup completo do registro.
- b. Agora verifique se no campo Intervalo de exportação esteja escrita a chave correta, após verificar, clique em Salvar.
- c. Para restaurá-lo, é só abrir o arquivo, selecionar Sim e depois Ok.
- As chaves do registro
- HKEY_CLASSES_ROOT
- É um atalho para a chave:
- Essa chave já era para ter se acabado, mas ela existe para manter a compatibilidade com programas de 16 bits, que são da época do Windows 3.x.
- HKEY_CURRENT_USER
- É um atalho para a chave:
- Onde "X" é o usuário que efetuou logon no sistema.
- HKEY_LOCAL_MACHINE
- Essa chave, sem dúvida, é a mais importante: nela estão armazenadas informações de programas, informações do sistema operacional e componentes do computador. Esta chave é na verdade é o arquivo system.dat.
- HKEY_USERS
- Essa chave armazena as configurações dos usuários que fazem logon no Windows: wallpaper, proteção de tela, e etc... Essa chave é o arquivo user.dat.
- HKEY_CURRENT_CONFIG
- É um atalho para a chave:
- Onde "XYZ" é igual ao seu perfil de hardware atualmente configurado. Como a maioria dos usuários só possui um perfil, XYZ normalmente é 000.
- Lixo no registro
- Após você ter instalado programas, jogos, etc..., e você não precisa mais deles e resolve desinstalá-los, você acha que está tudo certo e não sobrou vestígio algum destes programas. Além de algumas "DLLs" espalhadas pelo computador, sobram chaves inúteis no registro que não servirão para mais nada além de deixarem o Windows lento pois a informação que elas contém é inútil. Para limpar o registro existem diversos programas úteis, sendo que um deles é o "Regcleaner" - ele elimina as informações inúteis do registro, tornando o Windows mais rápido.
- O que que você pode fazer no registro.
- São inúmeras as possibilidades de coisas que se pode alterar. Só para ter uma noção básica de coisas que se pode fazer, segue abaixo duas pequenas dicas para você.
- Modificando o nome na barra do Internet Explorer.
- Para fazer isso, vá até a chave:
- Do lado direito, crie um novo valor de sequência com o nome de "Window Title" (sem aspas), dê dois cliques nela e digite um texto, ou mesmo seu nome. (Essa dica vale para IE 4.0 em diante).
- Alterando os nomes registrados como usuário e empresa.
- Vamos supor que você comprou o seu computador em uma loja e não o montou, ele veio com o nome registrado como consumidor, e empresa xyz informática, para mudar isso vá até a chave:
- E abra as subchaves "RegisteredOwner" e "RegisteredOrganization" - para abri-las, dê um duplo clique e altere os nomes que estão escritos.
HKEY_LOCAL_MACHINE \SOFTWARE \Classes
HKEY_USERS\X
HKEY_LOCAL_MACHINE \CONFIG \XYZ
HKEY_USERS \DEFAULT \Software \Microsoft \Internet Explorer \Main
HKEY_LOCAL_MACHINE \Software \Microsoft \Windows \CurrentVersion
IMPORTANTE: Caso você esteja em uma rede local, consulte seu Administrador de Redes antes de aplicar a dica acima e principalmente efetuar alterações no registro.