Categoria : Windows 7

Média: 2.9 / 5 ( 2282 votos )
7150 Visualizações.

Visual básico.

A Microsoft manteve a possibilidade de usar o visual clássico do Windows, sem temas visuais. Na verdade é difícil remover esse visual, pois ele é essencial no Windows, os temas são carregados “por cima”, dando um efeito instantâneo em hardware atual – mas ao rodar o Windows XP num computador muito lento dava até para perceber os bitmaps do tema sendo “encaixados” sobre as janelas.

Geralmente o visual básico é bom para uso em empresas, onde não há necessidade de ter “frescuras visuais”, evitando distrações dos usuários.

Para ativar o tema clássico, clique com o botão direito na área de trabalho e vá em Personalizar (antes era Propriedades). Na seção Temas Básico e de Alto Contraste (role a tela) clique no Tema clássico do Windows.

A interface pode até mesmo ficar mais leve, especialmente em netbooks e configurações com placa de vídeo onboard antigas ou fracas. As atuais em geral dão conta até mesmo do Aero, a interface com as transparências.

O menu Iniciar, no entanto, não pode voltar ao modo clássico. Até o Vista era possível reverter para o de uma única coluna, mas no Windows 7 não. O jeito é se contentar, se bem que a maioria das pessoas aprova o menu com duas colunas, que começou no Windows XP. Até mesmo outros sistemas Linux, como OpenSUSE e o KDE 4 na maioria das distros optaram por um menu largo, com mais opções, em vez de uma simples lista.

Quanto a barra de tarefas clássica, o modo mais fácil de torná-la parecida com a clássica é pedir para nunca agrupar botões (ou pelo menos agrupar apenas quando a barra estiver cheia), e também marcar para exibir ícones pequenos. No Windows 7 o comportamento dela mudou muito, exibindo um mesmo botão para abrir um programa ou alternar para ele, caso já esteja aberto. Há quem não gostou disso, há quem gostou, mas fica as duas opções.

Para isso, clique com o botão direito num lugar vazio da barra e vá em Propriedades. Na aba Barra de tarefas, marque “Usar ícones pequenos”, e no campo “Botões da Barra de tarefas”, escolha “Combinar quando a barra de tarefas estiver cheia”.

Entre outros estilos de temas, o Basic continua, que é praticamente igual ao do Vista Basic. Há também as opções de temas em alto contraste, para quem tem algumas deficiências visuais.

O tema Aero permite mais opções de cores, o que começou com o Vista. Os temas básicos (incluindo o do Windows XP) usam literalmente imagens bitmap para desenhar as janelas, e não podem ter as cores alteradas pois elas são predefinidas – no caso do XP ele vem com 3 estilos, um azul (padrão), um verde-oliva e um prateado. Já no Vista e 7 é possível passar por uma vasta gama de cores arrastando uma barrinha. Basta clicar em “Cor da Janela” na tela das propriedades da área de trabalho, e expandir o link “Mostrar mixagem de cores”.

Outras dicas : Windows 7

Título Views Rate
Ver todas
Criando um CD para reparação do sistema. 2420
Muito Boa
Menu dos programas abertos pela barra de tarefas Peek. 3523
Muito Boa
Utilizando Gadgets com o controle de conta de usuário desativado. 1838
Muito Boa
Central de redes 4188
Ótima
Executando programas como administrador. 1667
Muito Boa
Janela Executar 3250
Muito Boa
Utilize a Conta de Convidado para compartilhar seu computador. 6667
Muito Boa
Configurando suas músicas favoritas. 1410
Muito Boa
Bloqueio de tela. 25823
Muito Boa
Abrir uma pasta em um novo processo. 2074
Ótima
Criando uma unidade de disco rígido virtual. 14824
Muito Boa
Deslocando janelas de um monitor para outro. 2467
Ótima