Categoria : Windows 7

Média: 3.0 / 5 ( 1093 votos )
10193 Visualizações.

Atalhos para abrir pastas e programas rapidamente.

Desde o Windows XP a área de trabalho do Windows ficou menos poluída – exibe apenas a lixeira (que também pode ser removida efetuando alterações no registro). Os ícones "Meu computador", "Meus documentos", "Meus locais de rede", etc, ficaram no menu Iniciar. A partir do Windows Vista foram removidos o pronome possesivo "Meu", de forma que ficaram apenas "Computador", "Documentos", etc.

Se deseja exibir estes ícones novamente na área de trabalho, veja como fazer:

Clique neles com o botão direito e marque a opção "Mostrar na área de trabalho".

Ou arrastar do menu Iniciar para a área de trabalho. Dica: Arraste utilizando o botão direito do mouse, pois em versões antigas do Windows ao arrastar com o esquerdo o item geralmente é movido, deixando de ficar a cópia no local original em que estava.

No Windows 7 você pode arrastar diretamente para a barra de tarefas, permitindo fixar um item ali. É ideal para quem acessa sempre algum item do "Meu computador", alguma pasta específica ou uma unidade móvel, como pen drive ou câmera digital.

Ao arrastar para a barra, no entanto, ícones de pastas e partições ou alguns tipos de documentos não ficarão fixos na barra, como ficaria um atalho na antiga quick launch. Eles serão "fixados" na jump list do programa correspondente, no caso das pastas e partições, é com o Windows Explorer.

Por exemplo, arrastando a unidade de CD-DVD para a barra de tarefas, aparece a opção "Fixar em Windows Explorer". Basta soltar sobre a barra. O atalho poderá ser exibido clicando com o direito no botão do Explorer (no 7 é uma coleção de pastinhas).

Para desfixar um item, clique nele com o direito e escolha "Desafixar dessa lista".

Antes colocava-se rapidamente links diretos para pastas na barra Iniciar (a popular quick launch, que existe até o Vista). Se não for o suficiente, você pode fixar no menu Iniciar (arrastando o atalho para cima do botão Iniciar), ou então atribuir um atalho de teclado a um atalho de programa, dispositivo ou pasta.

Para criar um atalho de teclado:

Crie um atalho para a pasta ou unidade desejada (pode ser na área de trabalho mesmo, arrastando do Meu computador para a área de trabalho com o botão direito, e ao soltar escolha a opção de Criar link ou atalho). Com o atalho pronto, clique nele com o direito, e na aba Atalho vá até o campo Tecla de atalho. Lá, defina alguma combinação de teclas, geralmente envolvendo CTRL ou ALT com alguma letra ou outra tecla (de F1 a F12, por exemplo). Clique em Aplicar e/ou OK, e pronto. Estando em qualquer tela de outros programas, você pode teclar a combinação que o link será aberto, sem que você precise minimizar tudo e clicar nele.

Essa aba "Atalho" só aparece em atalhos ou "links", não nas propriedades da partição ou arquivos reais. Por isso é necessário criar um atalho para o objeto desejado primeiro, e depois ir nas propriedades do atalho. Se você sempre precisa ficar abrindo uma mesma pasta, isso é muito prático! Só tome cuidado para não atribuir um atalho que já esteja em uso, ou alguma combinação que seja muito usada pelos programas ou pelo sistema (como CTRL + ALT + DEL ou F11).

Note que isso de criar atalhos de teclado vale para muitas versões do Windows, até mesmo o 98.

Apesar das mudanças do Windows 7, você ainda pode fixar uma pasta na barra de tarefas, e ela será exibida com botões para os arquivos ou atalhos que contém. Isso permite simular a barra Iniciar rapidamente, veja como:

Adicione uma pasta na barra de tarefas, clique com o botão direito na barra e vá em "Barras de ferramentas > Nova barra de ferramentas". Aparecerá uma janela para escolha de pasta, localize a pasta C:\Users\Seu Nome\AppData\Roaming\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch (que é a que contém os atalhos). Feito isso, desbloqueie a barra de tarefas (botão direito > desmarque o item "Bloquear a barra de tarefas") para poder arrastar a Quick Launch para onde quiser. Clique nos pontilhados da barra "Quick Launch" com o direito e desmarque as opções "Mostrar texto" e "Mostrar título". Assim você terá a barra "Iniciar rapidamente" de volta.

Outras dicas : Windows 7

Título Views Rate
Ver todas
Ícones menores na barra de tarefas. 1275
Muito Boa
Criando uma nova instância de algum ícone na barra de tarefas. 779
Muito Boa
Plano de fundo com SlideShow de fotos. 1922
Muito Boa
Restaurando janela de primeiro plano. 1494
Muito Boa
Esticando a janela ativa verticalmente. 1217
Muito Boa
Alternar entre janelas do mesmo programa. 1639
Muito Boa
Janela Executar 1753
Muito Boa
Calibração de cores do monitor. 4289
Muito Boa
Ativando a barra de ferramentas de inicialização rápida. 10925
Muito Boa
Criando um CD para reparação do sistema. 1641
Muito Boa
Executar um programa como outro usuário. 11170
Muito Boa
Abrir uma pasta em um novo processo. 1335
Muito Boa