Categoria : Tutorial

Média: 3.1 / 5 ( 3151 votos )
16311 Visualizações.

Como montar uma rede ponto a ponto.

Veja aqui como construir uma rede ponto a ponto com apenas dois micros, ligados por um cabo. Para começar o processo de montagem dessa rede, você precisa de duas placas Ethernet, um cabo RJ-45 (material que você pode encontrar em lojas de informática) e o Windows 95 ou 98 instalado nas máquinas.

O objetivo é construir uma rede permanente que só pode ligar dois micros. Para incluir outras máquinas, seria necessário usar um hub. Neste caso, todos os PCs seriam conectados ao hub, mas se não quiser usar um hub pode se fazer a ligação usando cabos coaxiais ligando os micros em série, o processo de instalação é o mesmo mostrado a seguir usando o cabo RJ-45. A montagem é composta por duas fases: física e lógica. A instalação física da rede é simples. Abra o gabinete dos micros. Escolha um slot livre e encaixe a placa de rede com firmeza em todas as máquinas. Fixe-a com um parafuso e feche o gabinete dos micros. Em seguida, conecte o cabo a cada um dos micros. Estruturalmente, a rede está pronta. Falta apenas a configuração do software. Mas, antes de prosseguir, leia abaixo a matéria sobre Cabo Cross:

Cabo Cross

Normalmente, quando um cabo de par trançado tem nas extremidades dois conectores RJ-45, cada um dos oito fios do cabo deve estar ligado ao mesmo encaixe, nas duas pontas. Esse é o cabo comum. Para reconhecê-lo, basta colocar os dois terminais lado a lado e observar que os fios ficam exatamente na mesma posição. O cabo de par trançado pode ter dois ou quatro pares de condutores internos - ou seja, quatro ou oito fios. É fácil identificar os dois fios que formam um par. Se um é verde, o outro é verde-branco; se um é alaranjado, o outro traz uma mescla de alaranjado com branco. Ao adquirir cabos no mercado, você provavelmente vai encontrá-los na versão com quatro pares. Como estamos vendo a montagem de uma rede somente com dois micros, precisamos apenas de dois pares. Isso significa que os dois outros serão desprezados. Se você pegar um conector apontando para a direita e com o pino de travamento voltado para trás, os dois pares utilizados ocupam, de cima para baixo, os pinos 1, 2, 3 e 6. Se sua rede fosse usar um hub, a outra ponta do cabo deveria ter precisamente essa mesma configuração: 1, 2, 3 e 6. Seria um cabo comum, com dois pares. No entanto, precisamos de um cabo cruzado. O fio do pino 1, de um lado, liga-se ao 3, na outra ponta, e o 2 ao 6. Por fim, o 3 vai para 1 e o 6 para 3. Assim, o cruzamento funciona com a seguinte fórmula: 1-3, 2-6, 3-1, 6-2. A inversão sinaliza que você está ligando dois equipamentos do mesmo tipo no caso, dois micros. Quando se usa um hub, a inversão não é necessária.

Agora vamos a configuração de software (instalação lógica). Ao ligar cada uma das máquinas, o Windows deverá detectar a placa de rede e instalar o driver adequado a partir do CD do sistema operacional. Caso isso não aconteça, indique ao Windows que tem o driver no disquete fornecido pelo fabricante. Se a placa utilizada não for Plug and Play, não será reconhecida pelo Windows. Nesse caso, acione a opção Adicionar Novo Hardware, no Painel de Controle. Siga os passos do assistente e indique o tipo de hardware (adaptadores de rede) e o fabricante. Depois, coloque o disquete com o driver e clique no botão Com Disco. Ao instalar o driver, o Windows também adiciona protocolos de rede. Faça isso nos dois micros. No Painel de Controle, opção Rede, ative a orelha Configuração. Clique no botão Compartilhamento de Impressão e Arquivos. Na caixa de diálogo que surge, marque as duas opções.

Passe para a orelha Identificação. Dê um nome para o computador e outro para o grupo de trabalho este deve ser o mesmo nas duas máquinas.

Agora no Desktop vá em Meu Computador clique com o botão direito do mouse no ícone do drive C e escolha Propriedades. Acesse a orelha Compartilhamento. Clique na opção Compartilhado Como e, em Nome do Compartilhamento, escreva algo como HD ou C.

Para que cada PC acesse os recursos do outro, repita esse processo nos dois.

Esta feita a instalação agora os micros estão prontos para trabalhar em rede.

Para você localizar os recursos do outro micro abra o ícone Ambiente de Rede.

Para acessá-los mais facilmente, você pode criar atalhos em seu desktop.

Outras dicas : Tutorial

Título Views Rate
Ver todas
Instalar e usar o Modo Windows XP no Windows 7. 3907
Muito Boa
Criar uma mala direta com o Microsoft Word e Excel. 74548
Muito Boa
Cabeamento de redes (Cabling). 3508
Ótima
Conectando PCs usando o Win9x + cabo paralelo tipo laplink. 3705
Ótima
Conexão remota utilizando a rede dial-up. 4733
Muito Boa
Como montar uma rede ponto a ponto. 16312
Ótima
Como remover a Senha do Setup (Resetar a BIOS - Clear CMOS). 28197
Ótima
Resolução de monitores 6231
Muito Boa
Como criar uma rede no Windows ME. 3284
Muito Boa