Categoria : Tutorial

Média: 573.580.0 / 5 ( 3744 votos )
30727 Visualizações.

Como remover a Senha do Setup (Resetar a BIOS - Clear CMOS).

Muitas pessoas já se depararam com um problema de senha na BIOS: algumas pessoas colocam uma senha no Setup e depois a esquecem. Isso é realmente um problema pois o esquecimento dela pode fazer com que você não ligue mais o micro - e muitos ficam desesperados achando que isso não tem solução, gastando dinheiro pagando técnicos para retirarem a senha para poder acessar o computador!

Este tutorial visa ensinar os usuários responsáveis a acessar a BIOS de modo a retirar a senha do Setup em casos estritamente necessários. Não nos responsabilizamos por eventuais problemas ocasionados pela sua utilização.

Através da bateria
Você pode remover a senha retirando uma bateria presente na placa-mãe. Antes de abrir o computador, certifique-se que o mesmo está desligado da corrente elétrica, após aberto, procure por uma bateria que é bem fácil localizá-la (bateria tipo moeda) e assim que você retirá-la, aguarde alguns instantes e insira-a novamente. Desta maneira o conteúdo do Setup será apagado, retornando ao valor default (as modificações realizadas manualmente na BIOS terão de ser refeitas).
Obs: Pode ocorrer em alguns casos que a bateria seja de outro modelo e esteja fixada na placa-mãe, desta forma não será possível removê-la, então siga para a próxima dica.
Através do jumper
Você também pode remover a senha por meio de um jumper (pino retangular) localizado na placa-mãe. É muito importante verificar o manual da sua placa-mãe para saber a correta localização deste jumper (geralmente próximo a bateria). Basta mudar a posição do jumper para que os dados da BIOS voltem ao default quando o micro for ligado (você deverá voltar o jumper à sua posição original após ter acesso à BIOS).
Através de programas
Caso não queira abrir o seu computador, correr o risco de levar um choque elétrico ou danificar algum componente da placa-mãe, a solução é resetar o BIOS por meio de programas. Um exemplo é o "Kill Cmos" (alguns antivírus acusam o arquivo de ser um vírus, mas ele não é, a confusão é feita porque apagar o conteúdo da memória CMOS é um comportamento de alguns vírus e o anti-vírus não reconhece a diferença entre o vírus e um programa específico para esse fim).

Outras dicas : Tutorial

Título Views Rate
Ver todas
Conectando PCs usando o Win9x + cabo paralelo tipo laplink. 4003
Conexão remota utilizando a rede dial-up. 5056
Como montar uma rede ponto a ponto. 17242
Criar uma mala direta com o Microsoft Word e Excel. 76964
Resolução de monitores 6838
Como remover a Senha do Setup (Resetar a BIOS - Clear CMOS). 30728
Instalar e usar o Modo Windows XP no Windows 7. 4352
Cabeamento de redes (Cabling). 3856
Como criar uma rede no Windows ME. 3584