Categoria : Hardware

Média: 672.559.9 / 5 ( 3193 votos )
3625 Visualizações.

Travamentos constantes no micro.

Trata-se de um caso típico de aquecimento excessivo, no qual o computador torna-se sensível ao calor. Quando a temperatura dos chips (sobretudo o microprocessador) atinge níveis elevados, ocorrem erros nos valores dos bits que trafegam pelos seus circuitos. Isto resulta em instruções inválidas e erradas, que ao serem executadas, fazem com que o computador fique "perdido" no seu trabalho. Temos que utilizar alguns dos vários recursos para reduzir a temperatura interna do computador.

A temperatura ambiente é o primeiro ponto que pode ser melhorado. Não significa que o computador irá exigir um ambiente com ar condicionado. Significa que uma temperatura ambiente amena é um dos diversos pontos que contribuem para o bom funcionamento do computador. Evite usá-lo em ambientes muito quentes, principalmente quando existe incidência de raios de sol.

Outro ponto muito importante é a ventilação interna do gabinete. Uma das formas de melhorá-la é evitar posicionar o computador com a parte traseira muito próxima de uma parede. É preciso deixar uma distância mínima de 15 cm, para que o ar quente possa sair pela parte traseira do PC com mais facilidade. Todas as fendas localizadas na parte traseira (em posições correspondentes a slots sem uso) do gabinete devem ser fechadas. Isto evitará a entrada de ar quente por essas fendas, e fará com que entre mais ar frio pela parte frontal do gabinete, onde estão localizados os maiores produtores de calor: o microprocessador e o disco rígido.

Abra o gabinete e arrume os cabos flat (os que ligam as interfaces ao drive de disquete, disco rígido e drive de CD-ROM) de forma que não atrapalhem o fluxo de ar que vai da parte frontal do gabinete até a fonte de alimentação (onde está o ventilador que puxa o ar quente do gabinete). Verifique se o microventilador está corretamente acoplado ao microprocessador e ligado na fonte de alimentação.

Com cuidado, ligue o computador para checar se este microventilador está funcionando.Finalmente, existe um recurso muito importante, de uso altamente recomendável em todos os PCs 486 e superiores. Para melhorar a transferência de calor entre o microprocessador e o ambiente, fazendo com que seja refrigerado mais depressa, é recomendável aplicar uma pequena quantidade de pasta térmica entre o microprocessador e o seu ventilador.

A pasta térmica pode ser adquirida em lojas de componentes eletrônicos (é muito usada em manutenção de rádio, TV e som). Em geral, os técnicos de manutenção possuem um pote de pasta térmica na sua maleta de ferramentas e podem fazer esta aplicação. O uso da pasta térmica não é obrigatório, porém é muito importante para manter alta a confiabilidade do computador. Em termos de resfriamento do microprocessador, oferece benefícios equivalentes aos de um ambiente com ar condicionado.

Outras dicas : Hardware

Título Views Rate
Ver todas
Programa grátis libera memória RAM. 4110
Como proteger o BIOS das pragas virtuais. 3701
Acesso a disco rígido por DMA é mais rápido. 4148
Saiba como instalar cooler para não fritar CPU. 3786
Protegendo o PC da poeira e da umidade. 13624
Recurso para aumentar a performance. 3584
Ajuste no setup resolve problema de CPU. 7028
Descubra se o PC e o Windows aceitam periféricos USB. 3203
Computador que liga sozinho. 2889
Problemas na configuração do Setup. 4463
Dividir disco rígido aumenta desempenho. 4478
Beeps de inicialização. 3938