Categoria : Hardware

Média: 3.0 / 5 ( 3120 votos )
3566 Visualizações.

Travamentos constantes no micro.

Trata-se de um caso típico de aquecimento excessivo, no qual o computador torna-se sensível ao calor. Quando a temperatura dos chips (sobretudo o microprocessador) atinge níveis elevados, ocorrem erros nos valores dos bits que trafegam pelos seus circuitos. Isto resulta em instruções inválidas e erradas, que ao serem executadas, fazem com que o computador fique "perdido" no seu trabalho. Temos que utilizar alguns dos vários recursos para reduzir a temperatura interna do computador.

A temperatura ambiente é o primeiro ponto que pode ser melhorado. Não significa que o computador irá exigir um ambiente com ar condicionado. Significa que uma temperatura ambiente amena é um dos diversos pontos que contribuem para o bom funcionamento do computador. Evite usá-lo em ambientes muito quentes, principalmente quando existe incidência de raios de sol.

Outro ponto muito importante é a ventilação interna do gabinete. Uma das formas de melhorá-la é evitar posicionar o computador com a parte traseira muito próxima de uma parede. É preciso deixar uma distância mínima de 15 cm, para que o ar quente possa sair pela parte traseira do PC com mais facilidade. Todas as fendas localizadas na parte traseira (em posições correspondentes a slots sem uso) do gabinete devem ser fechadas. Isto evitará a entrada de ar quente por essas fendas, e fará com que entre mais ar frio pela parte frontal do gabinete, onde estão localizados os maiores produtores de calor: o microprocessador e o disco rígido.

Abra o gabinete e arrume os cabos flat (os que ligam as interfaces ao drive de disquete, disco rígido e drive de CD-ROM) de forma que não atrapalhem o fluxo de ar que vai da parte frontal do gabinete até a fonte de alimentação (onde está o ventilador que puxa o ar quente do gabinete). Verifique se o microventilador está corretamente acoplado ao microprocessador e ligado na fonte de alimentação.

Com cuidado, ligue o computador para checar se este microventilador está funcionando.Finalmente, existe um recurso muito importante, de uso altamente recomendável em todos os PCs 486 e superiores. Para melhorar a transferência de calor entre o microprocessador e o ambiente, fazendo com que seja refrigerado mais depressa, é recomendável aplicar uma pequena quantidade de pasta térmica entre o microprocessador e o seu ventilador.

A pasta térmica pode ser adquirida em lojas de componentes eletrônicos (é muito usada em manutenção de rádio, TV e som). Em geral, os técnicos de manutenção possuem um pote de pasta térmica na sua maleta de ferramentas e podem fazer esta aplicação. O uso da pasta térmica não é obrigatório, porém é muito importante para manter alta a confiabilidade do computador. Em termos de resfriamento do microprocessador, oferece benefícios equivalentes aos de um ambiente com ar condicionado.

Outras dicas : Hardware

Título Views Rate
Ver todas
Como instalar o segundo HD sem dor de cabeça. 7885
Muito Boa
Descubra se o PC e o Windows aceitam periféricos USB. 3159
Muito Boa
Libere mais recursos para o sistema. 2712
Muito Boa
Travamentos constantes no micro. 3567
Muito Boa
HD para arquivo de troca deixa PC mais rápido. 4341
Muito Boa
Saiba como instalar cooler para não fritar CPU. 3735
Muito Boa
Beeps de inicialização. 3890
Muito Boa
Como proteger o BIOS das pragas virtuais. 3634
Muito Boa
Programa grátis libera memória RAM. 4060
Muito Boa
Protegendo o PC da poeira e da umidade. 13263
Muito Boa
Atualize seu modem V90 para o V92 e ganhe em desempenho. 1897
Muito Boa
Ajuste no setup resolve problema de CPU. 6954
Muito Boa