Categoria : Diversos

Média: 3.0 / 5 ( 2614 votos )
3937 Visualizações.

Planilhas eletrônicas ajudam a controlar os gastos.

A planilha eletrônica não é só um instrumento de engenheiros e matemáticos. Ajuda muito na hora de controlar a conta do banco, o consumo do carro ou atividades diversas com cronogramas. Pense em acompanhar quanto dinheiro você gasta durante o mês, por exemplo. Programas como o "Excel" permitem criar uma tabela simples e chegar com mais folga ao fim do mês. Dá um pouco de trabalho na primeira vez você tem de criar toda a estrutura das fórmulas. Mas, depois, você só digita o quanto ganhou e gastou, sem se preocupar com contas e porcentagens complicadas.

Gastos mais comuns.

Na coluna A, descreva os gastos mais comuns, como combustível, contas de água e de luz, mercado e telefone. Antes disso, no entanto, duas fontes de salário e um total de dinheiro recebido. A primeira linha da tabela serve como título para os meses do ano, o que vai ajudar na hora de comparar os gastos entre os meses. O primeiro passo é inserir uma fórmula que some os salários. Para isso, na linha reservada para o total recebido, clique sobre a célula de um mês qualquer e utilize o botão Auto Soma (símbolo de somatória na barra de comandos). O "Excel" pede para selecionar as células que você deseja somar clique e arraste o mouse sobre os valores dos salários e tecle Enter. Aparece o resultado. Agora, em vez de repetir a operação novamente, vá até o menu Editar e clique em Copiar (Ctrl+C). Selecione células do total recebido de outros meses e, no mesmo menu, acione Colar (Ctrl+V). O "Excel" considera a fórmula e atualiza o resultado de acordo com o salário de cada mês. Ao final da lista de contas para pagar, adicione uma linha para totalizar os gastos. Repita a operação anterior e selecione as células onde estão os valores das contas. Utilize os comandos Copiar e Colar para preencher a linha.

Agora é preciso subtrair o total gasto do valor que você recebeu durante o mês. Clique na célula logo abaixo do total de despesas e digite o sinal de igual (faça isso sempre que quiser inserir uma fórmula manualmente). Em seguida, selecione o valor recebido com o mouse, digite o sinal de menos e, com a tecla Ctrl pressionada, clique sobre a célula que contém o total de gastos. Basta teclar Enter para que o ''Excel” calcule o saldo final do mês. Para saber qual a porcentagem que sobrou de seu salário, também é simples. Logo abaixo, digite o sinal de igual. Selecione o saldo, digite uma barra (sinal de divisão no "Excel") e, então, clique sobre o total recebido. Tecle Enter. Para exibir o resultado em porcentagem, clique sobre o botão % na barra de Formatação.

Outras dicas : Diversos

Título Views Rate
Ver todas
Office 2003 - Coloque título em um organograma. 3887
Muito Boa
Divirta-se com os efeitos do gravador de som. 4777
Muito Boa
Office 2003 - Opções de segurança. 1987
Muito Boa
Buffer da impressora é responsável por erro. 7256
Muito Boa
Office 2003 - Numeração de forma simples com marcas inteligentes. 1842
Muito Boa
Office 2003 - Desative as marcas inteligentes. 2596
Muito Boa
Office 2003 - Comprovação de erros. 2190
Muito Boa
Abra suas pastas rapidamente no Windows. 2164
Ótima
Office 2003 - Comprima imagens e deixe seus arquivos mais leves. 1826
Muito Boa
Office 2003 - Sem lixo eletrônico. 1937
Muito Boa
Imprima várias páginas em uma só folha no Word. 32637
Muito Boa
Tecla de atalho agiliza operação trabalhosa. 2952
Muito Boa