Categoria : Diversos

Média: 3.0 / 5 ( 2860 votos )
4054 Visualizações.

Planilhas eletrônicas ajudam a controlar os gastos.

A planilha eletrônica não é só um instrumento de engenheiros e matemáticos. Ajuda muito na hora de controlar a conta do banco, o consumo do carro ou atividades diversas com cronogramas. Pense em acompanhar quanto dinheiro você gasta durante o mês, por exemplo. Programas como o "Excel" permitem criar uma tabela simples e chegar com mais folga ao fim do mês. Dá um pouco de trabalho na primeira vez você tem de criar toda a estrutura das fórmulas. Mas, depois, você só digita o quanto ganhou e gastou, sem se preocupar com contas e porcentagens complicadas.

Gastos mais comuns.

Na coluna A, descreva os gastos mais comuns, como combustível, contas de água e de luz, mercado e telefone. Antes disso, no entanto, duas fontes de salário e um total de dinheiro recebido. A primeira linha da tabela serve como título para os meses do ano, o que vai ajudar na hora de comparar os gastos entre os meses. O primeiro passo é inserir uma fórmula que some os salários. Para isso, na linha reservada para o total recebido, clique sobre a célula de um mês qualquer e utilize o botão Auto Soma (símbolo de somatória na barra de comandos). O "Excel" pede para selecionar as células que você deseja somar clique e arraste o mouse sobre os valores dos salários e tecle Enter. Aparece o resultado. Agora, em vez de repetir a operação novamente, vá até o menu Editar e clique em Copiar (Ctrl+C). Selecione células do total recebido de outros meses e, no mesmo menu, acione Colar (Ctrl+V). O "Excel" considera a fórmula e atualiza o resultado de acordo com o salário de cada mês. Ao final da lista de contas para pagar, adicione uma linha para totalizar os gastos. Repita a operação anterior e selecione as células onde estão os valores das contas. Utilize os comandos Copiar e Colar para preencher a linha.

Agora é preciso subtrair o total gasto do valor que você recebeu durante o mês. Clique na célula logo abaixo do total de despesas e digite o sinal de igual (faça isso sempre que quiser inserir uma fórmula manualmente). Em seguida, selecione o valor recebido com o mouse, digite o sinal de menos e, com a tecla Ctrl pressionada, clique sobre a célula que contém o total de gastos. Basta teclar Enter para que o ''Excel” calcule o saldo final do mês. Para saber qual a porcentagem que sobrou de seu salário, também é simples. Logo abaixo, digite o sinal de igual. Selecione o saldo, digite uma barra (sinal de divisão no "Excel") e, então, clique sobre o total recebido. Tecle Enter. Para exibir o resultado em porcentagem, clique sobre o botão % na barra de Formatação.

Outras dicas : Diversos

Título Views Rate
Ver todas
Abra suas pastas rapidamente no Windows. 2250
Muito Boa
Saiba como registrar autoria de um documento. 7291
Muito Boa
Tecla numérica pode executar programas. 3968
Muito Boa
Como criar imagens pequenas e de boa qualidade. 5549
Muito Boa
Office 2003 - Busque certificados revogados no Office XP. 1882
Muito Boa
Office 2003 - Exporte certificados digitais. 2566
Ótima
Office 2003 - Configure o PC de casa igual ao do trabalho. 1885
Muito Boa
Office 2003 - Evite que Painel de tarefas se abra ao iniciar programa. 2226
Ótima
Buffer da impressora é responsável por erro. 7746
Muito Boa
Como barrar mensagens não solicitadas no ICQ. 2324
Muito Boa
Como imprimir múltiplas planilhas no Excel. 16954
Muito Boa
Use visualizador leve para imagens jpeg. 2235
Muito Boa