Categoria : Diversos

Média: 3.1 / 5 ( 1311 votos )
9210 Visualizações.

Abuse de tabelas e fórmulas matemáticas no Word.

O "Word" não é um "Excel", mas permite criar tabelas bem úteis e intercalá-las com texto. Uma opção para criar tabelas com linhas e colunas irregulares é a barra de ferramentas Tabelas e Bordas, deixe-a visível pelo item Barras de ferramentas do menu Exibir. Com o botão Desenhar tabela, você pode clicar e arrastar o ponteiro sobre a página para criar as divisões, sem se preocupar com o tamanho das células isso dá para fazer depois, com o Auto Ajuste do menu Tabela. Caso você sinta dificuldade com esse comando, utilize o comando Inserir Tabela, informe o número desejado de linhas e colunas e, então, com o botão Desenhar tabela, faça as alterações necessárias. Na mesma barra de ferramentas, há opções para colorir as células e colocar bordas em sua tabela.

Fórmulas. Se você quer somar diversos números em seqüência em uma linha ou coluna, basta ir até sua última célula e clicar sobre o botão Auto Soma, na barra de ferramentas Tabelas e Bordas. Mas o valor da soma não muda automaticamente se você alterar os números da tabela. Caso você tenha criado uma matriz extensa, vá até o item Ferramentas > Opções e, na guia Imprimir, marque a caixa Atualizar Campos. Toda vez que imprimir o documento, os valores serão atualizados. Se precisar fazer uma conta mais complexa, utilize a opção Fórmula do menu Tabela. Lá é possível usar as referências como no "Excel" as colunas são classificadas por letras e as linhas por números. Para multiplicar o valor das duas primeiras células de uma linha, por exemplo, o comando é =A1*B1. Essa opção também permite atribuir formatos aos números, Defina formatos diferentes com um clique.

Defina formatos diferentes com um clique. Você pode usar os estilo do "Word" para poupar tempo e padronizar o visual de seus documentos. Supondo que você queira os títulos centralizados com uma letra grande e o corpo do texto em itálico com o parágrafo alinhado à esquerda, você pode especificar esses detalhes no item Estilo do menu Formatar. É possível personaliza fonte, parágrafo, bordas idioma. Depois é só aplica esses estilos: selecione o texto desejado e escolha o estilo na caixa ao lado da seleção de fonte.

Atalhos para frases longas. Outra função que ajuda a agilizar o trabalho é o Auto Texto. É ideal para poupar a digitação de nomes que se repetem no texto. O "Word" já traz diversas frases comuns no item Auto Texto do menu Inserir. Para colocar a frase "A quem possa interessar", por exemplo, basta clicar sobre ela. Quando você escreve “A quem", o "Word" sugere a opção de Auto Texto, basta teclar Enter quando ela aparecer e o programa completa a frase. Para criar seu Auto Texto, selecione uma parte do documento, pressione Alt+F3. Para inserir essas informações em outros documentos, basta digitar o nome do Auto Texto e pressionar F3.

Outras dicas : Diversos

Título Views Rate
Ver todas
Como imprimir múltiplas planilhas no Excel. 5976
Muito Boa
Use visualizador leve para imagens jpeg. 1327
Muito Boa
Office 2003 - Crie um menu com os comandos mais usados. 1513
Muito Boa
Office 2003 - Feche o painel de tarefas no Office XP. 1168
Muito Boa
Office 2003 - Guarde e restaure configuração específica do Office XP. 1125
Ótima
Office 2003 - Crie macros de voz. 1373
Muito Boa
Office 2003 - Crie hiperlinks com mais facilidade. 1267
Muito Boa
Crie documentos com marca d’água no Microsoft Word. 4074
Muito Boa
Como barrar mensagens não solicitadas no ICQ. 1546
Muito Boa
Visualize imagens “bitmap” por meio de ícone. 1656
Muito Boa
Abra suas pastas rapidamente no Windows. 1501
Muito Boa
Office 2003 - Exporte certificados digitais. 1692
Muito Boa