Categoria : Diversos

Média: 3.1 / 5 ( 1225 votos )
8895 Visualizações.

Abuse de tabelas e fórmulas matemáticas no Word.

O "Word" não é um "Excel", mas permite criar tabelas bem úteis e intercalá-las com texto. Uma opção para criar tabelas com linhas e colunas irregulares é a barra de ferramentas Tabelas e Bordas, deixe-a visível pelo item Barras de ferramentas do menu Exibir. Com o botão Desenhar tabela, você pode clicar e arrastar o ponteiro sobre a página para criar as divisões, sem se preocupar com o tamanho das células isso dá para fazer depois, com o Auto Ajuste do menu Tabela. Caso você sinta dificuldade com esse comando, utilize o comando Inserir Tabela, informe o número desejado de linhas e colunas e, então, com o botão Desenhar tabela, faça as alterações necessárias. Na mesma barra de ferramentas, há opções para colorir as células e colocar bordas em sua tabela.

Fórmulas. Se você quer somar diversos números em seqüência em uma linha ou coluna, basta ir até sua última célula e clicar sobre o botão Auto Soma, na barra de ferramentas Tabelas e Bordas. Mas o valor da soma não muda automaticamente se você alterar os números da tabela. Caso você tenha criado uma matriz extensa, vá até o item Ferramentas > Opções e, na guia Imprimir, marque a caixa Atualizar Campos. Toda vez que imprimir o documento, os valores serão atualizados. Se precisar fazer uma conta mais complexa, utilize a opção Fórmula do menu Tabela. Lá é possível usar as referências como no "Excel" as colunas são classificadas por letras e as linhas por números. Para multiplicar o valor das duas primeiras células de uma linha, por exemplo, o comando é =A1*B1. Essa opção também permite atribuir formatos aos números, Defina formatos diferentes com um clique.

Defina formatos diferentes com um clique. Você pode usar os estilo do "Word" para poupar tempo e padronizar o visual de seus documentos. Supondo que você queira os títulos centralizados com uma letra grande e o corpo do texto em itálico com o parágrafo alinhado à esquerda, você pode especificar esses detalhes no item Estilo do menu Formatar. É possível personaliza fonte, parágrafo, bordas idioma. Depois é só aplica esses estilos: selecione o texto desejado e escolha o estilo na caixa ao lado da seleção de fonte.

Atalhos para frases longas. Outra função que ajuda a agilizar o trabalho é o Auto Texto. É ideal para poupar a digitação de nomes que se repetem no texto. O "Word" já traz diversas frases comuns no item Auto Texto do menu Inserir. Para colocar a frase "A quem possa interessar", por exemplo, basta clicar sobre ela. Quando você escreve “A quem", o "Word" sugere a opção de Auto Texto, basta teclar Enter quando ela aparecer e o programa completa a frase. Para criar seu Auto Texto, selecione uma parte do documento, pressione Alt+F3. Para inserir essas informações em outros documentos, basta digitar o nome do Auto Texto e pressionar F3.

Outras dicas : Diversos

Título Views Rate
Ver todas
Office 2003 - Opções de segurança. 1253
Muito Boa
Office 2003 - Como usar um painel de tarefas flutuante. 1523
Muito Boa
Office 2003 - Verifique o nível de segurança de macros. 1267
Muito Boa
Office 2003 - Configure o PC de casa igual ao do trabalho. 1154
Muito Boa
Computador em forma. 4330
Muito Boa
Escreva fórmulas matemáticas no Word. 14465
Muito Boa
Office 2003 - Comprima imagens e deixe seus arquivos mais leves. 1231
Muito Boa
Office 2003 - Como personalizar o Office. 1459
Muito Boa
Office 2003 - Instalar ou remover componentes individuais do Office. 1856
Muito Boa
Office 2003 - Insira hiperlinks via teclado. 1142
Muito Boa
Office 2003 - Conte as palavras enquanto trabalha. 1247
Muito Boa
Abuse de tabelas e fórmulas matemáticas no Word. 8896
Ótima