Categoria : Diversos

Média: 3.0 / 5 ( 3348 votos )
6694 Visualizações.

Computador em forma.

Como seu carro, o computador ganha muito com uma manutenção regular. Mas você não precisa de um mecânico para conservar seu micro em bom estado. É possível dar conta do recado sozinho mesmo.

Preparamos um rotina de verificações e atualizações que aumentam muito as chances de manter a máquina funcionando ativamente.

Todo dia
Atualize suas definições de vírus - Pragas virtuais disseminam-se em questão de horas. É essencial manter o software antivírus sempre em dia.
Faça backup incremental ­ É rápido e fácil criar uma cópia de arquivos que mudaram desde seu último backup completo.
Reinicie quando os programas travarem­ - Aplicativos que falham podem fazer outros entrarem em pane. A iniciação faz a limpeza do sistema.
Toda semana
Execute uma varredura completa em busca de vírus ­ Encontre tudo o que há de ruim oculto em seu sistema programando regularmente uma varredura total.
Faça backup completo ­ É melhor proteger-se do que lamentar a perda de dados. Um backup completo permite recuperar as informações se sua unidade falhar.
Execute o Windows Update - Obtenha os patches mais recentes da Microsoft para proteger seu sistema operacional contra possíveis invasores. Esse recurso está disponível a partir do menu Iniciar do Windows.
Rode um programa de remoção de spyware e adware - Ferramentas como Spybot Search & Destroy podem localizar e remover rapidamente programas espiões.
Todo mês
Atualize seus programas - Para tornar seus aplicativos mais estáveis, busque updates de software nos endereços eletrônicos dos fabricantes.
Procure novos drivers - Instalar os drivers mais recentes para seus dispositivos pode ajudá-lo a acelerar e estabilizar o computador. Conhecer o modelo do produto e visitar a página do fabricante é um bom caminho para manter o sistema em dia.
Use programas de check-up - Esses programas ajudam na identificação e solução de problemas com seu computador.
Todo ano
Limpe o gabinete do computador ­ Use um aspirador de pó para remover cuidadosamente a poeira que se acumula no gabinete e pode entupir as ventoinhas.
Limpe totalmente seus programas ­ Se seu micro parecer lento e sem espaço, faça um backup completo e depois use o CD de restauração para retornar o sistema ao estado original.
Faça um diagnóstico completo - Um programa de diagnóstico de hardware pode testar seu equipamento e rastrear componentes com falha antes deles pifarem.
Monte um kit básico - Uma seleção das ferramentas, programas e serviços que tornam a manutenção mais fácil e segura.
Chaves: um conjunto de chaves de parafuso com cabeças Phillips, padrão e Torx são adequadas para resolver qualquer eventualidade.
Alicates e pinças - Alicates de bico fino e pinças facilitam o acesso a partes de difícil alcance.
Ar comprimido - Seu micro é um depósito de poeira, mas você pode soprá-la para longe com uma lata de ar comprimido.
Aspirador portátil - Remove cuidadosamente poeira, cabelo e outras sujeiras que se acumulam dentro do gabinete.
Pulseira antiestática - A eletricidade estática pode matar os componentes internos sensíveis do sistema. Por isso não é recomendável abrir o gabinete sem usar uma pulseira antiestática.
Programas
Antivírus - Um programa abrangente como o Norton AntiVirus pode proteger seu micro. Boas alternativas gratuitas também estão disponíveis, como o Avast 4 Home Edition e AVG Anti-Virus.
Pacote de utilitários - Um bom pacote de utilitários de checkup pode ajudar a proteger sua máquina e corrigir problemas com rapidez e facilidade.
Firewall - Existem muitas pessoas ruins por aí, mas um firewall como o ZoneAlarm pode mantê-las a distância. Firewalls gratuitos são adequados para a maioria dos usuários.
Discos de boot - O Windows XP não vem com um disquete de iniciação, mas a Microsoft fornece um programa para criá-lo se você não puder iniciar de um CD. Visite a página da empresa.
Online
McAfee FreeScan - Você não tem que comprar e instalar software antivírus para saber se há algum programa prejudicial no seu computador. O FreeScan, da McAfee, funciona online e não custa um centavo.
ShieldsUp - O ShieldsUp, de Steve Gibson, vai examinar seu sistema para descobrir se há portas abertas e se elas poderiam ser usadas por um hacker para ter acesso aos seus dados pessoais.
PCPitstop - Preocupado com a saúde do disco rígido ou da unidade de disquete? O PC Pitstop oferece um grande volume de testes online de hardware, software e conexão com a internet.
Backup Online - Você não tem de usar uma unidade de DVD regravável para fazer backup de seus dados. Serviços como o XDrive e o IBackup fornecem armazenamento online seguro por uma taxa mensal. Vários provedores de acesso nacional também oferecem serviço de disco virtual como parte de seus serviços de acesso.

Outras dicas : Diversos

Título Views Rate
Ver todas
Office 2003 - Use a área de transferência do Office. 2772
Muito Boa
Office 2003 - Opções de segurança. 1818
Muito Boa
Abuse de tabelas e fórmulas matemáticas no Word. 16420
Muito Boa
Tecla de atalho agiliza operação trabalhosa. 2809
Muito Boa
Office 2003 - Numeração de forma simples com marcas inteligentes. 1696
Muito Boa
Office 2003 - Evite que Painel de tarefas se abra ao iniciar programa. 2028
Ótima
Office 2003 - Não abra páginas Web inadvertidamente no Word. 1535
Muito Boa
Office 2003 - Como personalizar o Office. 2146
Muito Boa
Office 2003 - Coloque título em um organograma. 3630
Muito Boa
Office 2003 - Mantenha um seguimento nas bases de dados. 1700
Muito Boa
Abra suas pastas rapidamente no Windows. 2018
Ótima
Como importar fontes para um texto do Word. 4994
Muito Boa