Categoria : Diversos

Média: 478.388.0 / 5 ( 4489 votos )
7330 Visualizações.

Computador em forma.

Como seu carro, o computador ganha muito com uma manutenção regular. Mas você não precisa de um mecânico para conservar seu micro em bom estado. É possível dar conta do recado sozinho mesmo.

Preparamos um rotina de verificações e atualizações que aumentam muito as chances de manter a máquina funcionando ativamente.

Todo dia
Atualize suas definições de vírus - Pragas virtuais disseminam-se em questão de horas. É essencial manter o software antivírus sempre em dia.
Faça backup incremental ­ É rápido e fácil criar uma cópia de arquivos que mudaram desde seu último backup completo.
Reinicie quando os programas travarem­ - Aplicativos que falham podem fazer outros entrarem em pane. A iniciação faz a limpeza do sistema.
Toda semana
Execute uma varredura completa em busca de vírus ­ Encontre tudo o que há de ruim oculto em seu sistema programando regularmente uma varredura total.
Faça backup completo ­ É melhor proteger-se do que lamentar a perda de dados. Um backup completo permite recuperar as informações se sua unidade falhar.
Execute o Windows Update - Obtenha os patches mais recentes da Microsoft para proteger seu sistema operacional contra possíveis invasores. Esse recurso está disponível a partir do menu Iniciar do Windows.
Rode um programa de remoção de spyware e adware - Ferramentas como Spybot Search & Destroy podem localizar e remover rapidamente programas espiões.
Todo mês
Atualize seus programas - Para tornar seus aplicativos mais estáveis, busque updates de software nos endereços eletrônicos dos fabricantes.
Procure novos drivers - Instalar os drivers mais recentes para seus dispositivos pode ajudá-lo a acelerar e estabilizar o computador. Conhecer o modelo do produto e visitar a página do fabricante é um bom caminho para manter o sistema em dia.
Use programas de check-up - Esses programas ajudam na identificação e solução de problemas com seu computador.
Todo ano
Limpe o gabinete do computador ­ Use um aspirador de pó para remover cuidadosamente a poeira que se acumula no gabinete e pode entupir as ventoinhas.
Limpe totalmente seus programas ­ Se seu micro parecer lento e sem espaço, faça um backup completo e depois use o CD de restauração para retornar o sistema ao estado original.
Faça um diagnóstico completo - Um programa de diagnóstico de hardware pode testar seu equipamento e rastrear componentes com falha antes deles pifarem.
Monte um kit básico - Uma seleção das ferramentas, programas e serviços que tornam a manutenção mais fácil e segura.
Chaves: um conjunto de chaves de parafuso com cabeças Phillips, padrão e Torx são adequadas para resolver qualquer eventualidade.
Alicates e pinças - Alicates de bico fino e pinças facilitam o acesso a partes de difícil alcance.
Ar comprimido - Seu micro é um depósito de poeira, mas você pode soprá-la para longe com uma lata de ar comprimido.
Aspirador portátil - Remove cuidadosamente poeira, cabelo e outras sujeiras que se acumulam dentro do gabinete.
Pulseira antiestática - A eletricidade estática pode matar os componentes internos sensíveis do sistema. Por isso não é recomendável abrir o gabinete sem usar uma pulseira antiestática.
Programas
Antivírus - Um programa abrangente como o Norton AntiVirus pode proteger seu micro. Boas alternativas gratuitas também estão disponíveis, como o Avast 4 Home Edition e AVG Anti-Virus.
Pacote de utilitários - Um bom pacote de utilitários de checkup pode ajudar a proteger sua máquina e corrigir problemas com rapidez e facilidade.
Firewall - Existem muitas pessoas ruins por aí, mas um firewall como o ZoneAlarm pode mantê-las a distância. Firewalls gratuitos são adequados para a maioria dos usuários.
Discos de boot - O Windows XP não vem com um disquete de iniciação, mas a Microsoft fornece um programa para criá-lo se você não puder iniciar de um CD. Visite a página da empresa.
Online
McAfee FreeScan - Você não tem que comprar e instalar software antivírus para saber se há algum programa prejudicial no seu computador. O FreeScan, da McAfee, funciona online e não custa um centavo.
ShieldsUp - O ShieldsUp, de Steve Gibson, vai examinar seu sistema para descobrir se há portas abertas e se elas poderiam ser usadas por um hacker para ter acesso aos seus dados pessoais.
PCPitstop - Preocupado com a saúde do disco rígido ou da unidade de disquete? O PC Pitstop oferece um grande volume de testes online de hardware, software e conexão com a internet.
Backup Online - Você não tem de usar uma unidade de DVD regravável para fazer backup de seus dados. Serviços como o XDrive e o IBackup fornecem armazenamento online seguro por uma taxa mensal. Vários provedores de acesso nacional também oferecem serviço de disco virtual como parte de seus serviços de acesso.

Outras dicas : Diversos

Título Views Rate
Ver todas
Resolvendo problemas de impressão. 4235
Muito Boa
Escreva fórmulas matemáticas no Word. 22821
Muito Boa
Abra suas pastas rapidamente no Windows. 2344
Muito Boa
Letras de música no Windows Media Player. 3261
Muito Boa
Office 2003 - Comprima imagens e deixe seus arquivos mais leves. 1994
Muito Boa
Como imprimir múltiplas planilhas no Excel. 17637
Muito Boa
Criar macro é solução para tarefas rotineiras. 8392
Muito Boa
Ajuste a planilha ao tamanho da página do Excel. 16627
Muito Boa
Office 2003 - Insira imagens em seu documento. 2279
Ótima
Documento do Word pode ter imagem e som. 3303
Ótima
Office 2003 - Mantenha um seguimento nas bases de dados. 2100
Muito Boa
Office 2003 - Como usar um painel de tarefas flutuante. 2325
Muito Boa